Falando desse torneio, a J.League foi o divisor de águas na história do futebol nipônico, que carecia até então de uma liga profissional e também de marcas fortes e atraentes em termos de marketing - fenômeno esse que ocorreria nos EUA em 1996, com o advento da MLS, mas isso é outra história.
A liga surgiu com um regulamento à parte, onde as equipes eram classificadas por número de vitórias e os empates não eram permitidos, mesmo na fase de classificação, sendo decididos em prorrogação e se necessário, decisão por penais.
O Verdy Kawasaki (Yomiuri Verdy) de Tóquio, com a lenda viva "Kazu" Miura, Rui Ramos e Bismarck, foi o campeão dessa edição inaugural, ao bater numa final mais que previsível, o poderoso Kashima Antlers de Zico e Alcindo.
O torneio teve ainda, como artilheiro, o argentino Ramón Díaz , do Yokohama Marinos - 28 gols - e como jogador mais valioso (MVP) Miura, do Verdy Kawasaki.
Outro fato curioso foi que a TV Cultura transmitiu o torneio aos domingos, às 13h!
Em resumo, a J.League foi um torneio inovador, não só pelo pioneirismo no futebol profissional do Japão, mas por seus lindos multicoloridos e ousados uniformes. Era um torneio que tinha o que a atualmente tão hypada Liga Saudita, por exemplo, não tem: carisma!
Referências:
https://kornfootballfonts.wordpress.com/
https://www.erojkit.com/
https://www.oldfootballshirts.com/en/index.php
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
https://www.footballkitarchive.com/
Feito com Inkscape! Viva o Opensource!!!! :D
Comentários
Postar um comentário